Postagens

Mostrando postagens de julho, 2009

La Tati

Imagem
Quem é da OF sabe que temos uma enorme admiração por uma bailaora da mais alta estirpe: La Tati. Com 65 anos de idade e 45 de carreira, La Tati ministra aulas de flamenco há 3 décadas na mais famosa escola de Madri, a Amor de Dios. Essa maravilhosa artista, que já acompanhou Camarón de la Isla e Manolo Caracol, entre outros, concedeu uma entrevista emocionante ao DeFlamenco. "Siempre que se hagan las cosas con amor y con respeto yo lo veo bien, pero para eso hay que tener un concepto muy claro de lo que es el flamenco. Los grandes pintores, Picasso, todos empezaron dibujando. Tú no puedes hacer una casa empezando por el tejado, tienes que poner los cimientos de la casa bien firmes y sobre eso edificar lo que quieras." Vale a pena conferir!!

Carlos Saura por bulerías

Imagem
Vocês sabiam que o famoso diretor de cinema Carlos Saura já quis ser bailaor ? Acabou desistindo por sugestão de uma professora de flamenco, que o aconselhou seguir outra profissão! Leia isso e muito mais na matéria publicada pelo El País dia 24 de julho - El cineasta ultima el espectáculo 'Flamenco hoy' y vuelve al género de sus amores. A matéria também oferece um belíssimo vídeo com cenas dos ensaios, entrevistas, etc. Veja aqui!

Los Veranos del Corral

Imagem
"Los Veranos del Corral" é um ciclo flamenco realizado anualmente, desde 1999, em Granada. Este ano, entre 20 de julio e 14 de agosto, o evento promete esquentar o cenário flamenco granadino! Já se apresentaram Pilar Ogalla, Andrés Peña (dupla nos palcos e na vida real), Rosario Toledo e Olga Pericet. Mas, a programação ainda contará com a presença das maravilhosas Patricia Guerrero e Pastora Galván, além de outros nomes, tais como Ana Cali (essa foi minha professora em 1998, quando passei uma quinzena estudando flamenco pelo Albaicín) e Manuel Liñan. Só para completar, alguns desses bailaores, incluindo o grande Manolete, oferecerão oficinas de dança durante as próximas semanas. Que sonho, não? No site DeFlamenco já é possível ver trechos dos shows apresentados! E eles estão disponíveis também no youtube. Deixo aqui para vocês um pedaço do baile por alegrías apresentado por Rosario Toledo. Simplesmente lindo!! Aproveitem!!

Museu Virtual Flamenco

Imagem
Olá pessoal! É com muita satisfação que estamos recomendando o Museu Virtual: um convite à descoberta do flamenco , elaborado pela bailaora e jornalista Luiza Medeiros - autora desse belíssimo blog , e divulgado pelo Flamenco Brasil! Vale a pena dar uma passada por lá e conferir!! Parabéns aos idealizadores desse trabalho tão bonito!!

Flamenco, Flamenco - novo filme de Saura

Imagem
Para todos os apaixonados pelos filmes de temática flamenca rodados pelo diretor Carlos Saura, aí vai uma notícia fantástica!! Passados 15 anos desde que encantou o mundo com seu filme Flamenco , o diretor espanhol começará a rodar a seqüência dessa obra maravilhosa já a partir de setembro. Seu novo trabalho - que, ao que tudo indica, se chamará Flamenco, Flamenco - contará com a presença de grandes nomes da atualidade, tais como o cantaor Miguel Poveda e a bailaora Rocío Molina (foto). Vale lembrar que ambos os artistas também participam do espetáculo teatral Flamenco hoy dirigido por Saura e cuja estréia está prevista para final de agosto, em Madri.

Flamenco no Teatro dos Bancários

Pessoal, aqui vai uma dica excelente para a próxima semana! Na terça-feira, dia 21 de julho, haverá uma apresentação gratuita de flamenco no Teatro dos Bancários com os músicos Pedro João (violão), Kleytton Morais (percussão) e José Voltaire Peixoto(flauta transversal). Para quem não se lembra desses belos rapazes, são músicos com quem já nos apresentamos em várias ocasiões e esperamos poder continuar nos apresentando por muito mais tempo! Ah, vale a pena acrescentar que o espetáculo contará também com a presença da cantora catalã Laia Cagigal. Esse show faz parte do projeto Terça Arte, organizado pelo próprio Teatro dos Bancários e que tem cedido seu espaço para vários artistas da capital. Será a partir das 19:30! Imperdível!!

Nomes do Flamenco - Gades

Imagem
Antonio Gades (1936-2004) Gades nasceu na província de Alicante, no seio de uma família humilde. Com a idade de onze anos, já morando em Madri, deixou de ir à escola, embora gostasse muito de estudar, e buscou trabalho para ajudar sua família. Seu encontro com a dança aconteceu casualmente aos 15 anos. Uma vizinha lhe havia aconselhado que se inscrevesse na academia de flamenco. Três meses mais tarde um agente que buscava bailarinos para uma casa noturna o contratou. Nesta casa, foi visto por Pilar Lopez que o chamou para sua companhia. Foi ela quem o batizou com o nome artístico de Antonio Gades e lhe ensinou que a ética profissional do baile está acima da estética. Gades a reconhece como a inspiradora máxima de sua carreira. Permaneceu em sua companhia por nove anos e, com ela, se aprimorou em todas as danças folclóricas da Espanha. Também estudou balé clássico, mas seu meio de expressão mais autêntico sempre seria o flamenco. Após deixar a companhia de Pilar Lopez, em 1961, fundou

Nomes do Flamenco - Matilde Coral

Imagem
Matilde Coral. Matilde Corrales González (Sevilla, 1935). Bailaora Única personalidade a quem foi concedida a “Chave de Ouro do Baile”, em 1975. Tem também outros prêmios de primeira ordem: dois nacionais de Córdoba, o Pilar López e o Encarnación López la Argentinita (1967); e o Nacional de Baile da Cátedra de Flamencología - o mesmo que havia recebido com Los Bolecos quase uma década antes. Em 1955 trabalhava no tablado El Guajiro, onde conheceu seu marido Rafael el Negro. Trabalhou também muito jovem com Pastora Império, o que marcou para sempre a sua arte: "Era uma mulher única em tudo; no gênio, na figura (...) às vezes não necessitava bailar, só os seus braços eram pura dança....". Desde 1967, ano em que fundou sua primeira academia de baile, tem alternado o ensino com sua profissão de bailaora, que atualmente já quase não exerce. Fez filmes. É professora titulada pelo Conservatorio de Arte Dramático y Danza de Córdoba. Atuar como professora a encanta, porque, como

Festival de Jerez 2010

Imagem
Para os amantes do flamenco aí vai uma super dica!!! Já saiu a programação de cursos do Festival de Jerez em 2010! Este evento fantástico é realizado anualmente em Jerez de la Frontera e conta com a participação de grandes nomes do baile flamenco! Entre 27 de fevereiro e 13 de março será possível fazer aulas com Antonio El Pipa, Inmaculada Aguilar, Angelita Gómez, Matilde Coral, Manolete, María del Mar Moreno, entre outros. Ah, e haverá cursos de palmas e compasso também! Maravilha!! As inscrições para os cursos podem ser feitas a partir do dia 01 de setembro pelo site http://www.festivaldejerez.es/ . Por enquanto, é possível sonhar com o festival vendo a programação e as belíssimas fotos disponíveis no Flamenco World ( http://www.flamenco-world.com/noticias/ejere_cursos07072009.htm ). Aliás, essa foto do post foi tirada de lá. Eu gostei porque tem o detalhe das japonesas logo na primeira fileira de alunos! Elas são incríveis!

Farruquito e Farru

Estou postando um vídeo super legal com os irmãos Farruquito e Farru. Infelizmente, o áudio está um pouco desencontrado, mas eu acho esse baile (Jaleos Flamencos) que eles dançam tão lindo que vale a pena assistir assim mesmo! Espero que gostem!

Nomes do Flamenco - Farruquito e Farru

Imagem
Pessoal, decidimos postar aqui no blog uma série de pequenas biografias sobre alguns importantes nomes do baile flamenco! A ordem de apresentação desses artistas não está relacionada à questão de importância, ou seja, é aleatória! Ontem, na aula de taconeo do sudoeste, eu mencionei sobre vários bailaores maravilhosos e os alunos pediram que eu colocasse algumas referências no Blog. Então, começaremos com um dos nomes mencionados ontem: os FARRUCOS. Farruquito e Farru (Sevilha, 1982 e Sevilha, 1988) Juan Manuel Fernández Montoya, mais conhecido como Farruquito, nasceu em Sevilha e é herdeiro de uma escola única fundada por Farruco, seu avô. Farruquito passou a sua vida inteira imerso no flamenco do tipo mais puro, o cigano. Debutou no cenário internacional aos 5 anos de idade, na Broadway com o espetáculo Flamenco Puro dividindo o palco com as figuras mais lendárias do flamenco, entre eles, toda sua família. Alcançou um respeito tão grande no meio flamenco que tem sido considerado um d

Guia de Coreografias

Atendendo a pedidos.... Aí vai um pequeno guia com informações importantes que ajudarão os alunos a escolherem seus horários no próximo semestre. Qualquer dúvida é só perguntar! http://www.oficinaflamenca.com.br/guia_2_09.pdf

Quer escutar flamenco?

Imagem
Já havíamos dado essa dica no orkut, mas é sempre bom reforçar. A RTVA possui uma rádio flamenca online, com uma progração semanal formidável!! Clique na imagem abaixo e aproveite para escutar um flamenco de altíssima qualidade!!

Programação das Férias e do 2º Semestre

Imagem
Para quem ainda não acessou o site da OF recentemente, informamos que já divulgamos a programação dos intensivos de férias e a grade do segundo semestre de 2009. Qualquer dúvida é só entrar em contato por e-mail ( falecom@oficinaflamenca.com.br ) ou ligar na secretaria da escola. Beijos!

Maçã com Goiabada

Imagem
Pessoal, aí vai uma dica imperdível para o final de semana! A Valéria, colega de vocês do Tientos, Fandangos e Guajira, apresentará um belíssimo espetáculo neste sábado!! BSB Musical Sudoeste apresenta Valéria Inês e banda em... "Maçã com Goiabada" , um encontro musical entre os Beatles e o Clube da Esquina. Direção Musical de Jorge Jóia e Direção Artística de Zila Siquet Única Apresentação! Data: 4 de julho de 2009 Horário: 21 horas Local: SESC Estação 504 Sul (entrada pela W3)

Fotos do Espetáculo Tertulia Flamenca

Imagem
Pessoal, as fotos do espetáculo Tertulia Flamenca já estão na OF! A Denise está aguardando a ligação dos alunos para agendamento do horário para ver e escolher as fotos. Abs!!