Mais informações sobre os intensivos de verão

Olá, pessoal!

Esta semana muitas pessoas entraram em contato pedindo mais informações sobre os intensivos de verão que a OF irá oferecer a partir da próxima semana, 08 de dezembro. 

Por isso, decidimos compartilhar os esclarecimentos aqui também, para ajudar aqueles que ainda querem saber um pouquinho mais antes de decidirem quais cursos vão fazer! 

Lembramos que qualquer informação complementar pode ser obtida na secretaria da escola pelo telefone 3273-7374 ou por e-mail falecomoficinaflamenca@gmail.com.

Estamos sempre à disposição e esperamos por vocês!

Foto Nick El-moor

1. Qual a diferença entre os cursos de "Taconeo - técnica para limpeza e velocidade", "Tablas para los pies" e "Escobilla"?

Todos os cursos visam aprimorar o sapateado flamenco. Entretanto, o foco do primeiro é promover uma melhora gradual na velocidade dos pés sempre primando pela precisão e limpeza dos movimentos. O ritmo das aulas seguirá o ritmo do grupo, partindo sempre de exercícios em velocidade muito baixa até a subida em que for possível preservar a nitidez do taconeo. Indicado para todos os níveis.

O curso de tablas para los pies tem como objetivo oferecer aos alunos sequências de sapateado que poderão ser praticadas ao longo do intensivo, mas também fora das aulas. São pequenas combinações de movimentos de pés que foram uma espécie de "frase" para ser praticada com periodicidade na forma de aquecimento ou como exercícios para praticar subidas de velocidade. O número de tablas a ser ensinado dependerá do desempenho do grupo inscrito. A velocidade dos exercícios também. O curso está dividido em nível 1 (13 de dezembro) e 1 (24 de janeiro).

Por fim, o curso de Escobilla irá possibilitar aos alunos o aprendizado de uma coreografia de pés própria de um palo, para ser usada durante a montagem de um baile. Esta coreografia será montada em cima de um compasso específico (4, 6 ou 12 tempos, dependendo do curso) e seu tamanho dependerá também da capacidade da turma em memorizar a sequência.

2. Como é o curso de História do Flamenco? Qualquer pessoa pode fazer?

Sim. Este curso não é voltado exclusivamente para alunos e alunas da escola, mas sim para todas as pessoas apaixonadas ou interessadas em conhecer mais sobre as origens do flamenco e como esta arte foi passando por intensas e importantes transformações até chegar no que conhecemos hoje. Ele foi elaborado a partir do material acumulado em uma formação de extensão feita pelas Professoras da OF em 2008, oferecida pela Universidade de Granada - Espanha. Embora seja um curso teórico, ele é muito dinâmico, pois diariamente são exibidos vídeos, documentários, além das leituras de texto feitas em aula e debates promovidos com a turma. O intuito do curso é proporcionar às pessoas um despertar para que continuem mergulhando cada vez mais fundo nessa arte tão rica e tão forte.

3. Como será o Workshop de Soniquete?

Este workshop tem como objetivo proporcionar aos alunos técnicas para que interiorizem paulatinamente o compasso por meio de práticas rítmicas e auditivas que farão uso das palmas, pitos (estalos), castanholas, bastón e cajón. Indicado para todos os níveis.

4. Quais serão os palos dos cursos de Baile com Mantón e Baile com Castanholas?

A escolha dos palos, bem como grau de dificuldade das coreografias, depende do grupo inscrito. Indicamos estes cursos a pessoas que desejem aprimorar suas técnicas e, por esta razão, o foco não é a coreografia em si, mas em como manusear e fazer uso correto destes recursos do baile flamenco.

5. O curso Cidades Andaluzas é prático ou teórico?

Os cursos do Especial Cidades Andaluzas previstos nos intensivos de verão são práticos. Durante o curso de Cultura será possível abordar este tema do ponto de vista da história e contexto social e artístico das cidades. Logo, um intensivo poderá complementar o outro, embora eles sejam independentes.

6. Nunca dancei flamenco. Qual ou quais cursos posso fazer?

Nas férias, os cursos mais indicados para quem nunca dançou flamenco são as turmas voltadas para iniciantes, castanholas básico, palma e compasso e cultura flamenca.

7. Qual o pré-requisito para fazer o curso de Baile com Castanholas?

É importante já saber tocar as castanholas e ter feito ao menos um 1 semestre de dança flamenca.

8. O curso de cultura flamenca 2 é exclusivo para quem fez o curso de cultura flamenca 1?

Não. O curso é aberto a todos, embora não exista previsão de tratarmos novamente os temas abordados no curso de cultura flamenca 1. A proposta dos cursos de cultura da OF é sempre proporcionar aos alunos interessados nessa temática a possibilidade de aprenderem a cada aula. Por isso, selecionamos temas variados e distintos, para que as aulas sejam sempre produtivas do ponto de vista do acúmulo de informações. Entretanto, fazemos questão sempre de lembrarmos todo o conteúdo disponível aos alunos em nosso blog para que seja possível aprender também fora das aulas, por meio da leitura e de vídeos indicados.

Lembramos que quaisquer outras dúvidas podem ser esclarecidas a qualquer momento. Basta entrar em contato conosco!

Informações e inscrições: 3273-7374 ou falecomoficinaflamenca@gmail.com.
Nosso endereço é CLN 110 Bloco A lojas 73/77 subsolo.

Lembramos que a OF também oferece aulas de Zumba Fitness às 3as e 5as às 8:15 e às 20:00. Temos previsão de abertura de novos horários. Interessad@s, por gentileza, entrem em contato.

Comentários